Alguns anos atrás era comum as famílias terem apenas uma foto de seus filhos, muitos tinham aquele retrato com várias cabecinhas e várias expressões e, para muitas pessoas, era a única foto que se tinha da sua infância. Muitas pessoas contam que alguns fotógrafos passavam de casa em casa, às vezes com um burrinho ou pônei colorido para que crianças tirassem fotos e depois traziam para os pais reveladas; poucos faziam, porque não era algo barato.
Mas em cima de todas essas histórias eu fico pensando... e o restante da infância que não foi registrada? Quantas lembranças, quantos momentos, quanta história que ficou apenas na lembrança dos pais e de alguns filhos?
Acredito que a fotografia sempre contou histórias e ainda conta, são momentos congelados no tempo e com criança tudo é muito intenso e tudo passa rápido demais, por isso a fotografia infantil é tão importante, ou seja, não deixa de ser um registro da sua vida! Um álbum é um livro da vida que serve para lembrarmos dos momentos que, com a correria da vida, acabamos nos esquecendo.
Nossa missão aqui é essa: contar histórias de muitas famílias, de muitas crianças, de muitos pais. Cada momento que fotografamos é importante, cada momento precisa ser contado, afinal nossas vidas são valiosas e precisamos sempre nos lembrar dos momentos bons. E tudo o que uma fotografia pode transmitir, da magia que ela tem de trazer de volta coisas que ficaram no passado; e não tem nada melhor do que estar em família, vendo fotografias antigas ou não e lembrando com tanta alegria de cada detalhe.
Por isso sempre aconselhamos nossos clientes a fotografarem seus filhos. Tudo passa, mas o que fica são sempre as fotos de um momento que foi especial para a criança e para toda família.
Texto: Fabiana Silva/Chroma FotografiaFotos: Fabiana Silva/Chroma Fotografia & Pamela Machado/Chroma Fotografia